Ocupação Ericson Duarte é a maior existente em Ponta Grossa

700 famílias em seis acres de terra. Cerca de 200 crianças. Casas em construção desde o dia 04 de dezembro de 2021. O terreno que antes estava abandonado, hoje pertence à ocupação Ericson Duarte, fundada pela Frente Nacional de Luta (FNL) em Ponta Grossa. 

Foto: Valéria Laroca

Vista panorâmica da ocupação Ericson Duarte

 

Conforme o líder da FNL, Leandro Santos Dias, o movimento de ocupação do local surgiu após a criação do cursinho popular Emancipa. “Do cursinho no Lagoa Dourada dava para ver todo o terreno. Algumas pessoas perguntavam sobre a questão de moradia conosco. Então uma das nossas companheiras propôs a ação e no final de 2021 ocupamos o terreno.” explica Leandro. 

No início os terrenos eram distribuídos em lotes de 10×20, porém por conta da alta demanda de famílias a divisão foi alterada para 10×10. Além disso, algumas casas precisaram ser construídas nas ruas. Neste momento a ocupação está com lotação máxima. 

Foto: Catharina Iavorski

A alta demanda de famílias alterou a divisão dos terrenos

Organização 

A equipe que administra a ocupação, conta com a coordenação,  formação escolar, comissão da infraestrutura e comissão de finanças. A diretoria de formação escolar visa instituir um programa de alfabetização, já que a maioria dos moradores interrompeu os estudos no ensino fundamental. A comissão de infraestrutura organiza o acampamento. Já a área financeira fica responsável por fazer contato com colaboradores para conseguir cestas básicas, materiais para construção e outros suprimentos. 

Situação atual

A ocupação Ericson Duarte pretende ter sua regularização aprovada pela Prefeitura de Ponta Grossa. Segundo Leandro, a validação permite que as famílias tenham melhor acesso a direitos básicos, como água e luz. 

As moradores, por conta da superlotação, construíram casas nas ruas/ Foto: Catharina Iavorski

A bandeira representa a liderança da ocupação/ Foto: Catharina Iavorski

Cerca de 200 crianças vivem na ocupação / Foto: Valéria Laroca

As casas construídas pelos moradores são  feitas de madeira e lona/ Foto: Valéria Laroca

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta