Ocupação Ericson Duarte registra um ano de lutas e conquistas

Apesar das dificuldades para garantir estrutura básica, moradores projetam melhores condições para a comunidade a partir de projetos e parcerias

A ocupação Ericson John Duarte, localizada no Parque das Andorinhas em Ponta Grossa, completou um ano no início do mês de dezembro. Em comemoração, a coordenação e os moradores realizaram uma festa para celebrar as conquistas e melhorias que vem ocorrendo no local, mesmo em meio às dificuldades. 

O líder da ocupação Leandro Santos Dias conta que, desde sua fundação, a Frente Nacional de Luta (FNL) tem expandido cada vez mais sua rede de contatos (movimentos, partidos, etc) para atuar junto às pautas de direito à moradia e luta pela terra. “No começo havia muita hostilidade da polícia, mas com a colaboração de coletivos que lutam conosco pela garantia dos direitos humanos posso dizer que conseguimos conquistar uma ‘blindagem’ para proteger a ocupação”, afirma.

Segundo Leandro, a ocupação está progredindo também com seu projeto, que  formalmente pertence à UEPG, para  o desenvolvimento da comunidade em conjunto com voluntários que tem como objetivo construir casas com materiais recicláveis. A equipe do projeto é multidisciplinar e conta com o apoio de profissionais de várias áreas, o que, de acordo com Leandro, tornará possível que eles tenham os materiais necessários para evoluir a construção internamente entre a equipe. 

Outra grande vitória para o líder e também para toda coordenação e moradores da ocupação é o acordo com a Prefeitura, COPEL e SANEPAR para contribuir com as demandas da ocupação, como a necessidade da ligação de luz e saneamento. “Por se tratar de órgãos públicos e do poder que eles têm, isso afasta o que todos nós mais temíamos e que mais nos assombrava, o grande fantasma do despejo. Agora, podemos ter mais segurança”, diz Leandro. 

O líder enfatiza sobre o peso que um despejo pode representar caso aconteça, pois além de representar o fim do movimento, tem grande impacto social. “As cenas de um despejo são péssimas, pois para trás ficam móveis e construções inacabadas e isso tudo representa famílias e pessoas que tinham ali seu refúgio. E isso é extremamente triste e marcante”, acrescenta. Com essa possibilidade fora de alcance, a coordenação se mantém cada vez mais otimista sobre as futuras vitórias da ocupação.

Moradora da ocupação, Eliane de Fatima Tibes confessa que em alguns momentos na ocupação o sentimento de medo e negatividade tomou conta. A moradora entende que os processos para que haja melhorias são complicados e muitas vezes lentos. Segundo ela, nem sempre é fácil acreditar que as coisas podem mudar. “Os períodos de frio e chuva são os piores. Espero que a luz e a água sejam estabilizadas para todos o quanto antes, pois já passamos por muitos tumultos e tudo o que nós desejamos é o mínimo para viver melhor”, relata.

Apesar das dificuldades externas, Eliane afirma que internamente a situação é melhor, pois para ela o que deixa a comunidade mais forte é a união e o apoio mútuo entre a comunidade e a coordenação. A moradora alega que desde o início, mesmo com as tristezas individuais que todos acabam passando em algum momento, todos abraçaram as lutas um do outro para que a ocupação possa crescer como um todo cada vez mais e a cada dia.

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta