Os seis anos do Projeto Elos

O Projeto de Extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), está de aniversário. Completando, em 2023, seis anos de existência, o projeto se propõe a  oferecer para comunidade pontagrossense conteúdos jornalísticos e de educomunicação com o objetivo de auxiliar na promoção da cidadania e na garantia dos direitos humanos e diversidade de gênero.

As atividades, ao longo dessa trajetória, foram coordenadas pelas professoras Paula Melani Rocha, Graziela Soares Bianchi e Karina Janz Woitowicz, que trabalham para a formação cidadã de futuras e futuros jornalistas.

A participação no projeto é estabelecida pela presença das e dos estudantes nas reuniões semanais, sugerindo pautas e colaborando com a produção de conteúdos que são publicados periodicamente no site oficial e redes sociais.

O projeto de extensão já atuou também com estudantes e professoras do Ensino Médio em Ponta Grossa, em diferentes locais, proporcionando oficinas para produção jornalística, como diagramação de jornal impresso, elaboração de jornais escolas, oficinas de áudio e radiojornalismo, oficinas de fotojornalismo e promovendo debates sobre a violência contra a mulher.

Uma das participantes na produção do jornal escola “Elzirão News” foi a professora de História da Rede Estadual de Educação do Paraná, Maria Antônia Marçal. Ela comenta quais são os benefícios das atividades jornalísticas nas escolas. “Fortalecer as identidades dos alunos e deixar cada vez mais a escola numa perspectiva democrática”, exemplifica. Maria Antônia ainda fala que pretende continuar apoiando o projeto no futuro, pois reconhece a importância social da iniciativa.

A ex-participante do projeto, e atual graduanda em Jornalismo, Leriany Barbosa, entrou no projeto em seu segundo ano de graduação, em 2021. Ela  destaca que um dos assuntos que mais abordou no Elos foi o acesso à moradia digna, devido ao projeto de extensão ter uma parceria visando o fortalecimento do movimento social da ocupação Ericson John Duarte. Neste contexto, foi desenvolvido o documentário que registra a trajetória de luta pelo direito à moradia, publicado em agosto de 2023, no qual Leriany foi a responsável pela edição e publicação do vídeo, e que pode ser acessado no canal do  Youtube do projeto.

A respeito de documentários, Sobre Vivências Travestis é também um trabalho do Elos que trata da trajetória das primeiras travestis na cidade de Ponta Grossa: Debora Lee e Fernanda Riquelme, e também da militância que exercem junto à população LGBTQIA+. O documentário teve grande visibilidade e repercussão, em um contexto social ainda conservador e com dificuldades em respeitar a diversidade de gênero da população, lembrando que o Brasil ocupa a posição de país que mais assassinou pessoas trans no mundo, em 2022, segundo relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (ANTRA), ou seja, esse é um assunto que ainda precisa ser trabalhado em todas as esferas da sociedade para garantir os direitos básicos dessas minorias.

Uma das participantes na produção do documentário, Catharina Iavorski, que está concluindo o curso de Jornalismo esse ano, reflete sobre a importância de sua participação no projeto. “Participar do Elos foi um aprendizado e abriu caminhos para eu compreender melhor o jornalismo na prática, de maneira mais plural e buscando mais humanização das fontes. Muitas vezes, quando a gente está produzindo uma matéria no dia a dia, é muito fácil cair em uma produção automatizada. Até hoje, muitas coisas que eu busco produzir trazem um pouco do Elos e dessa conscientização de como produzir um jornalismo plural e diverso, afirma”.

Para os próximos anos, o Elos está planejando firmar parcerias com outras entidades das esferas públicas da cidade para dar continuidade aos projetos jornalísticos comunitários.

Maria Thereza Mello e Ester Roloff.