Painel debate gênero e relações de trabalho

Na quarta-feira (24), no período da manhã, foi realizado no Grande Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o Painel – Relações de Gênero e lutas pela igualdade: trabalho, ciência e diversidade. As painelistas convidadas foram a professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Nádia Kovaleski, a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José Braga e a advogada, membro da OAB-PR e do Coletivo Cássia, Ananda Puchta.

A atividade fez parte da programação do 6° Colóquio Mulher e Sociedade. Em sua apresentação, Maria José Braga destacou a desigualdade entre gêneros presente em redações jornalísticas. A presidente da FENAJ considera a Universidade como espaço onde se debatem as questões teóricas, técnicas e éticas da profissão, no entanto, também considera importante que se discutam os problemas. “O profissional não pode fechar os olhos para os problemas da sua profissão, que devem ser debatidos, ele deve ter criticidade para fazer o enfrentamento”, ressalta Maria José.
O Painel também destacou a importância da luta pela conquista dos direitos LGBT.

A pedagoga aposentada, Solange Maria Rodrigues, esteve presente no público que acompanhou o evento e destaca que debates como esse contribuem para que crimes como a homofobia sejam enfrentados: “Através de iniciativas como essa a sociedade cada vez mais respeita as diferenças. Sendo gay, lésbica ou transexual, deve se levar em consideração que todos são seres humanos”, diz Solange. A programação do 6° Colóquio Mulher e Sociedade foi finalizada na tarde de quarta-feira, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, no evento científico vinculado ao Colóquio.

Por Matheus Gastaldon