Participantes ressaltam a importância do Colóquio

Na manhã de terça-feira (23), no Grande Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), aconteceu a conferência de abertura da 6ª edição do Colóquio Mulher e Sociedade. A palestrante foi a diretora e editora do portal Diario Digital Femenino e também integrante da Red Internacional de Periodistas con Visión de Género da Argentina, a jornalista Lenny Cácere, que falou sobre a percepção de gênero na mídia. O Elos conversou com algumas participantes que estiveram no evento, para trazer algumas das percepções sobre a atividade.

A agente de ação social da saúde, coordenadora voluntária e fundadora do Grupo Renascer, que apoia a população LGBT em Ponta Grossa e região, Débora Lee Comassetto Machado, mulher travesti, considerou o Colóquio como de extrema importância para o município, porque, em sua visão, ele pode auxiliar a pautar as políticas públicas de acordo com as necessidades não só das mulheres cis, mas também das mulheres travestis e transsexuais. “Muitas vezes, a gente só tem espaço através de nossas agressões e assassinatos. O Brasil é um dos países mais preconceituosos com relação em sua população LGBT, além de ser o que mais mata travestis e transsexuais”, ressaltou.
A professora e pesquisadora do curso de Farmácia da UEPG, escritora e presidente da Academia Pontagrossense de Letras e Artes, Neuza Helena Postiglione Mansani, considerou a iniciativa como muito relevante, em diferentes aspectos, especialmente na formação dos estudantes. “É importante a participação do acadêmico em eventos como o Colóquio para o seu embasamento tanto como aluno quanto como jornalista”, afirmou. Ressaltou ainda a necessidade de trazer um assunto de extrema relevância, como a discussão da perspectiva de gênero na mídia e no jornalismo, para que a comunidade entenda a discussão do papel e da representatividade da mulher na sociedade.
Na quarta-feira, (24), pela manhã, ocorreu o painel “Relações de gênero e lutas pela igualdade: trabalho, ciência e diversidade”. No período da tarde, a programação conta com o Evento Científico Estudos de Gênero, nas salas do Bloco D, Campus Central da UEPG, a partir das 14h. A programação dos trabalhos que serão apresentados pode ser acessada aqui.

Por Vitória Rosa da Silva