Primeiro dia da Pré-parada dos Campos Gerais celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+

O primeiro dia da Pré-parada LGBTQIA + dos Campos Gerais, que acontece em conjunto com o 7º Colóquio Mulher e Sociedade, ocorreu hoje (28), às 19h. Os temas da primeira noite de evento foram “Como entender a diversidade? Debate sobre equidade e inclusão”, com o doutor em Bioquímica pela UFRN, Giulian César Sá e “Cenários de Inclusão LGBTQIA+” com a advogada Thaís Boamorte. O encontro ocorreu no mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA +.

O evento iniciou com introdução do professor Vinícius Biazotti, que proferiu uma fala em homenagem às três vítimas de violência contra a comunidade LGBTQIA + na última semana: Ana Paula Campestrini, Gabriel Garcia e Roberta Silva. O professor também convidou o público a acompanhar a Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais, a ser realizada no próximo domingo (04), a partir das 15h. A mediação do evento foi da aluna do 2° ano do curso de jornalismo da UEPG, Tamires Limurci.

O painelista Giulian César Sá tratou de temas como diversidade, equidade e inclusão, além de debater com os presentes sobre privilégios e local de fala na sociedade. Já a advogada Thaís Boamorte abordou as conquistas em leis dos movimentos LGBTQIA + em prol da comunidade.

O 7° Colóquio Mulheres e Sociedade é aberto a todos os públicos, com transmissão pela página do Elos no Facebook. O evento é uma promoção do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero do Mestrado em Jornalismo e pelo projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e parceria da Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais.

Na terça-feira (29), o evento inicia às 09h com a apresentação do “Projeto Arquivo Lésbico Brasileito” de Paula Évelyn Silveira Barbosa e prossegue com o painel “Desigualdades e resistências das mulheres na política”, com a presença de Kátia Belisário (UnB) e Kelly Prudencio (UFPR). A partir das 14h, o evento transmite apresentações de trabalhos científicos pelo Google Meet. Interessados externos devem solicitar acesso ao link pelo e-mail <coloquiomulhersociedade@gmail.com>. Para encerrar o segundo dia de evento, a Pré-Parada LGBTQIA + dos Campos Gerais recebe como convidado Rodrigo Moretti, no painel “Políticas Públicas de Saúde LGBTQIA+”.

revisão: Cássio Murilo