Professoras do Mestrado em Jornalismo da UEPG lançam livro sobre mídia, gênero e lutas sociais

Lançado pela Editora UEPG, a obra Gênero, Mídia e Lutas Sociais: percepções críticas e experiências emancipadoras, já está disponível para leitura. As organizadoras são docentes do Mestrado em Jornalismo da UEPG, Graziela Bianchi, Karina Janz Woitowicz e Paula Melani Rocha. O livro reúne 11 artigos de pesquisadoras e pesquisadores dedicados aos estudos de gênero e pode ser encontrado no formato físico e digital, esse último com distribuição gratuita.

Segundo as organizadoras, entre os objetivos do livro a ideia de promover reflexões críticas sobre a perspectiva de gênero, visibilizar demandas e experiências ligadas aos direitos das mulheres e acolher contribuições multidisciplinares vindas de diferentes áreas. A obra está dividida em duas partes. A primeira recebe o nome de Olhares de gênero e atuação das mulheres na mídia e conta com pesquisas nas áreas de gênero, mídia e política. A parte II, Enfoques de gênero e direitos humanos, fala sobre políticas públicas e direitos sociais, com contribuições multidisciplinares.

Graziela Bianchi, uma das organizadoras, membro do grupo de pesquisa Jornalismo e Gênero e do projeto de extensão Elos – Direitos Humanos, Jornalismo e Formação Cidadã, enfatiza a importância de estar envolvida em uma obra que traz debates entendidos como muito relevantes. “O livro discute, do ponto de vista de diversas áreas do saber, temas de interesse na atualidade, a partir de reflexões que envolvem tanto os meios de comunicação, como discussões sobre gênero, que conduzem às lutas sociais”, explica.

O livro é resultado do trabalho desenvolvido no grupo de pesquisa Jornalismo e Gênero e discussões realizadas durante o 5° Colóquio Mulher e Sociedade, evento realizado em 2017na UEPG e que busca promover debates interdisciplinares sobre gênero, lutas sociais e direitos humanos. A versão e-book pode ser acessada gratuitamente no site da Editora UEPG (http://www.uepg.br/EDITORA/).

Por Daniela Valenga

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta