Projeto da UFPR lança livro de atividades sobre Mulheres Cientistas e o Combate à Covid-19

O projeto de extensão Meninas e Mulheres nas Ciências, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançou um livro gratuito de passatempos com histórias de mulheres que estão na frente de combate à Covid-19 e que contribuíram com a ciência ao longo da história. O livro é para todas as faixas-etárias e conta com palavras cruzadas, caça-palavras e desenhos para colorir.

Doutora em Química e uma das responsáveis pelo projeto, Tatiana Simões explica que o objetivo é utilizar uma linguagem acessível e lúdica para ensinar sobre a importância das mulheres na ciência, o novo coronavírus e temas do dia-a-dia, como formas de prevenção da Covid-19.

“Durante a produção do livro observamos como os holofotes são tirados das mulheres, pois a contribuição delas é muito maior do que o que é divulgado na mídia e no próprio ambiente acadêmico e científico”, relata Tatiana.  São histórias como a da Doutora Nísia Trindade de Lima, presidenta da Fiocruz, instituição que tem se destacado internacionalmente na luta contra a Covid-19, e da Doutora Ester Sabino por, entre outras contribuições, ter coordenado a equipe que sequenciou o genoma do novo coronavírus em tempo recorde.

A ideia de um livro de passatempos vai ao encontro com o momento de Distanciamento Social. “Desejamos que as meninas, ao conhecerem um pouco mais a história dessas cientistas, compreendam que se desejarem, elas podem seguir a profissão que quiserem”, destaca Alessandra Souza Barbosa, do Departamento de Física da UFPR.

Camila Silveira, do Departamento de Química, conta que entre o início do projeto e a divulgação do livro, o tempo foi de menos de um mês. “Conciliamos a elaboração do livro com diversas atividades, que incluem cuidar da casa e dos filhos, orientação de estudantes, de graduação e pós-graduação, e atividades administrativas, como coordenações de cursos e representações em órgãos da universidade”, expõe.

Os materiais foram idealizados e organizados pelas professoras do Setor de Ciências Exatas da UFPR: Alessandra Souza Barbosa (Departamento de Física), Camila Silveira (Departamento de Química), Camilla Oliveira (Departamento de Física), Clarice D. B. Amaral (Departamento de Química), Glaucia Pantano (Departamento de Química) e Tatiana R. G. Simões (Departamento de Química). As ilustrações são do estudante do curso de graduação em Física e Artista, Marcelo Jean Machado.

“O livro é um trabalho árduo que tem como recompensa ver a ciência sendo levada e divulgada a diversos lugares e para todas as idades”, relata Clarice Amaral, do Departamento de Química.  O livro de passatempos pode ser acessado pelo link: https://meninasemulheresnascienciasufpr.blogspot.com/2020/05/livreto-passatempos-mulheres-nas.html

Meninas e Mulheres nas Ciências

O projeto de extensão ligado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) possui diferentes frentes de atuação, como realização de oficinas em escolas da educação básica, produção de materiais didáticos e exposições itinerantes. “O alcance das ações tem revelado o quanto o projeto tem um grande impacto social”, comenta Camila Oliveira do Departamento de Física.

As exposições itinerantes já percorreram Curitiba e região metropolitana, Palotina, Matinhos e os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. “As demandas para itinerar para outras regiões geográficas já foram colocadas, mas ainda não conseguimos atender por falta de recursos financeiros”, explica Glaucia Pantano, membro do Departamento de Química.

Os projetos desenvolvidos pelo grupo podem ser acompanhados pela página no Facebook (Meninas e Mulheres nas Ciências UFPR), pelo Instagram (@mulheresnasciencias.ufpr) e pelo blog (https://meninasemulheresnascienciasufpr.blogspot.com)

Por Daniela Valenga