Projeto expõe dificuldades da educação em meio à Pandemia

Entre os direitos humanos universais está o acesso à educação. E a educação foi um dos pilares impactados pela Covid-19, carente de políticas públicas emergenciais.

O projeto Lição de Casa uma idealização colaborativa de jornalistas foi criado nesse contexto para cobrir a educação. O grupo com mais de 15 pessoas, entre Jornalistas, Fotógrafa, Quadrinista e Design, traz matérias relatando as dificuldades de seguir o ensino em meio à Pandemia.

Presente em mais de 10 estados o projeto colaborativo independente já contou diferentes histórias, como a professora que percorre 60 km para levar lição a alunos até o menino de 4 anos que veste o uniforme com saudades da escola.

Os e as Jornalistas começaram contando a história dos pequenos, estudantes do ensino infantil, e agora devem abrir um pouco mais a lente da reportagem, mostrando professores, profissionais da educação e questões mais pontuais. “A gente se propõe em cobrir os mesmo temas pela diferentes perspectivas regionais” – Relatou Laís Martins, uma das jornalistas do projeto.

O projetoz é feito em Homeoffice, à distância. Os jornalistas não se conhecem pessoalmente e fazem tudo através de vídeo-chamadas e conversas por aplicativo de mensagens. Laís também relatou uma das dificuldades da cobertura em meio à Pandemia, um dos estudantes que morava com sua avó não poderia receber visitantes, por conta do risco de transmissão. “Se falamos por telefone algumas vezes” – comentou Laís.

Para ver todo o material completo do projeto, acesse o portal oficial do Lição de Casa. O projeto está em busca de ajuda financeira para manter todo o funcionamento, com financiamento através dos leitores. Você pode ajudar por este link.