Segunda noite da Pré-Parada LGBTQIA+ discute invisibilidade da comunidade em tempos de pandemia

Aconteceu ontem (29) a segunda noite da Pré-parada LGBTQIA + dos Campos Gerais, parte da programação do 7º Colóquio Mulher e Sociedade. O evento iniciou às 19 horas, com abertura pela graduanda Valéria Laroca. Os temas da segunda noite do evento foram “Políticas Públicas de saúde LGBTQIA+” discutido pelo sociólogo, Rodrigo Moretti, com participação de Débora Lee, ativista e coordenadora da ONG Renascer, e Dayana Brunetto, da Aliança Nacional LGBT+.
O sociólogo e especialista em saúde pública Rodrigo Moretti trouxe pontos importantes a respeito das políticas públicas de saúde para a comunidade LGBTQIA + . Destacou a dificuldade que as minorias possuem em ter acesso a saúde pública de qualidade. Ressaltou ainda a importância de um sistema de saúde eficaz que atenda a todos com iguais oportunidades, sem impor obstáculos para uma ou outra classe.

A ativista e coordenadora da ONG Renascer, Debora Lee, somou a discussão com suas vivências e experiências trabalhando em prol da saúde da comunidade LGBTQIA+, em especial ao público transexual e travesti.
A noite encerrou com a participação da professora e pesquisadora da UFPR, Dayana Brunetto, representando a Liga Brasileira de Lésbicas. Ela falou sobre o seu trabalho junto a liga nos atendimentos a mulheres lésbicas, em situações de violência, como casos de lesbofobia e estupros corretivos.

O 7° Colóquio Mulheres e Sociedade é aberto a todos os públicos, com transmissão pela página do Elos no Facebook. O evento é uma promoção do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero do Mestrado em Jornalismo e pelo projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e parceria da Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais.

Nesta quarta-feira (30), o evento inicia às 09h com a Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais com Guilherme Portela, e às 9h15 segue para o painel “Vivências travestis” e lançamento de documentário com a participação de Debora Lee e Fernanda Riquelme do Grupo Renascer, Enaira Schoemberger e Matheus Rolim do Projeto Elos. A partir das 14h, o evento transmite apresentações de trabalhos científicos pelo Google Meet. Interessados externos devem solicitar acesso ao link pelo e-mail <coloquiomulhersociedade@gmail.com>.
Para encerrar o último dia de evento, às 19h acontecem os painéis “Políticas de inclusão LGBTQIA+” , com Bruna Iara e “A marginalidade na comunidade LGBTQIA+”, com Nilson de Paula Júnior. A transmissão acontece pelo Facebook e Youtube do Projeto Elos e pelo Facebook da Parada LGBTQIA+ dos Campos Gerais.

 

Revisão: Eder Carlos

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta