Terceiro dia do Colóquio discorre políticas de inclusão e marginalidade do grupo LGBTQIA+

A terceira e última noite da Pré-Parada LGBTQIA + dos Campos Gerais em conjunto com o 7° Colóquio Mulher e Sociedade aconteceu hoje (30) às 19h. Os temas tratados foram “Políticas de Inclusão LGBTQIA +” com Bruna Iara, (doutoranda em Geografia pela UEPG) e “A marginalidade na comunidade LGBTQIA +” com o jornalista Nilson de Paula Jr .

A geógrafa Bruna Iara abordou de assuntos como participação do movimento LGBTQIA+ em empresas privadas e inclusão na agenda das políticas sociais enquanto acesso e acolhimento a políticas públicas e serviços governamentais, sendo eles em pautas de saúde, educação, garantia de equidade, visibilidade, ampliação do debate e inclusão de pessoas LGBT nos sensos para criação de dados.

O jornalista Nilson de Paula Jr teve sua fala voltada para a marginalização da comunidade LGBTQIA+ e demais minorias sociais como negros, pessoas com deficiências, povos indigenas, mulheres e idosos. Pessoas que já carregam cicatrizes do preconceito. O evento foi mediado pela aluna Catharina Iavorski do segundo ano do curso de jornalismo da UEPG.

Neste ano o Colóquio Mulher e Sociedade abordou o tema “Desigualdades de gênero e interseccionalidade: os direitos humanos em tempos de crise”. Foram realizadas conversas sobre impactos sociais da pandemia da Covid-19 com recortes de classe, gênero, raça, sexualidade, entre outros.

O Colóquio foi realizado pelo projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã e pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero do Mestrado de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília junto ao apoio da Parada LGBTQIA + dos Campos Gerais. O evento encerra hoje (30).Todas as transmissões estão disponíveis na página do Facebook e no canal do YouTube do Elos

Por Marcella Panzarini e Maria Eduarda Eurich