UEPG oferta testes rápidos à comunidade acadêmica

Ação de conscientização sobre IST’s ocorreram em ambos os campi da Universidade em Ponta Grossa

Exames são realizados com amostras de sangue retirados do dedo | Foto: Victor Schinato/Lente Quente

Nos dias 29 de junho e 6 de julho, o Serviço de Atenção Especializada (SAE), em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou exames para detecção de infecções sexualmente transmissíveis. A ação ocorreu no campus central e, posteriormente, no campus Uvaranas. Foram feitos exames para HIV, sífilis e hepatite tipo B e C.

A ação beneficiou cerca de 100 pessoas, entre acadêmicos, visitantes e servidores. De acordo com as enfermeiras que realizam os exames, a iniciativa visava apenas testar os alunos, mas despertou o interesse de quem passava e dos funcionários ao redor.

“O SAE nos buscou por conta de uma preocupação da saúde pública em atingir a população jovem, que é a que menos realiza testagens”, afirma Silmara Carneiro e Silva, chefe de Programas e Projetos da PRAE.

Além da testagem gratuita, a iniciativa ofertou auto exames de HIV, que podem ser feitos em casa com amostras retiradas da saliva. O objetivo da ação é conscientizar a comunidade acadêmica da importância da discussão sobre a saúde sexual. Em caso de algum exame positivo, as enfermeiras responsáveis oferecem o encaminhamento para tratamento no SAE e também nas Unidades Básicas de Saúde.

“Todos nós estamos expostos, é importante a gente superar a ideia de que é um ou outro grupo. Todos nós temos risco de saúde, por isso é importante que procuremos atendimento”, comenta Silmara sobre a importância da ação. “Na abordagem que temos feito, a gente percebe que a maioria das pessoas nem sabem o que são as doenças, e acaba deixando passar batido. O primeiro passo é retirar o tabu, e então disponibilizar a informação”, complementa.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente de 2022, o sul do país abriga a segunda maior concentração de AIDS do país. E o Paraná é o segundo estado com maior quantidade de casos de HIV na região Sul.

O exame demora cerca de 10 minutos. | Foto: Victor Schinato/Lente Quente

Para além da conscientização sobre saúde sexual, a PRAE realizou uma pesquisa sobre o impacto da universidade na saúde mental. “Nós queremos, a partir do resultado da pesquisa, desenvolver uma ação que dialogue com as respostas dos estudantes. Para que além disso, possamos pensar em atendimentos à demandas ali colocadas”, explica Silmara.

Por Victor Schinato e Eloise da Silva