Elos retoma atividades práticas presenciais em escolas públicas de PG

O Jornal Escola está sendo desenvolvido no Colégio Senador Correia, como disciplina Eletiva para estudantes do ensino médio integral

O Projeto Extensionista Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã (Elos) retoma as atividades do Jornal Escola, orientado por professoras, acadêmicas e acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Após dois anos sem atuação presencial devido a pandemia de Covid-19, o Colégio Estadual Senador Correia é o primeiro a desenvolver a prática com estudantes do ensino médio.

Diferente dos anos anteriores, em que o Jornal Escola era desenvolvido como atividade extracurricular, agora ele é uma disciplina eletiva disponibilizada para alunos e alunas matriculados. Neste ano, 23 estudantes participam do projeto sobre a supervisão da professora Karen Carrera Schroeder Schreder. A disciplina tem como objetivo criar o jornal impresso da escola, que será feito em duas edições com foco em pautas sobre a comunidade escolar do Colégio Senador Correia.

Nomeado como ‘Senador Alerta’, o jornal é elaborado por estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio e tem como abordagem as seguintes editorias: Esporte, Saúde, Política e Cidadania, Reportagem Especial, Fala Professor e Fala Aluno, Espaço Literário, Entretenimento e Agenda, sobre os eventos do colégio. A classe foi dividida nas funções de editores, repórteres, fotógrafos e diagramadores e haverá rodízios para que todos vivenciem as etapas de produção de um jornal. Além das oficinas de diagramação e produção de jornal escolar ministradas por integrantes do Elos, o projeto de extensão Lente Quente, também vinculado ao curso de Jornalismo da UEPG, irá ministrar as oficinas de fotografia. A programação que irá ocorrer durante todo o ano letivo de 2022 inclui ainda oficinas de áudio e rodas de conversa sobre ‘como elaborar um jornal’, ‘leitura crítica da imprensa’, fake news e direitos humanos. As oficinas ocorrem no colégio e na universidade, para que os estudantes do ensino médio conheçam os espaços do Departamento de Jornalismo da UEPG.

O estudante Bernardo Detzel Coimbra, de 17 anos, avalia a importância de um projeto deste porte dentro da escola pública. “Eu realmente gosto de ver que a escola pública teve uma iniciativa e fez esse projeto, trazendo pessoas que têm experiências, tanto teórica quanto prática no Jornalismo”, ressalta o aluno 3º ano do ensino médio.

Histórico do Projeto

O Jornal Escola foi implantado em 2018, no ensino público de Ponta Grossa. O projeto já esteve presente nas escolas: Colégio Estadual Professor Meneleu Almeida Torres, Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá e Colégio Estadual Regente Feijó. Os Jornais Escola anteriores estão disponíveis no site Elos.

Estudantes do Senador Correia elaboram o Jornal Escola em oficina com integrantes do Elos