infográfico: Confira os dados da AIDS em Ponta Grossa

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretária de Vigilância e Saúde do Brasil, no período de dez anos, 2007 a 2017, a taxa de detecção apresentou queda de 9,4%. Vale ressaltar que no estado de Tocantins, não houve declínio, mas um aumento de 142,6%. No Paraná, a taxa de detecção de aids apresentou um declínio de 7,2% neste mesmo período.

No município de Ponta Grossa é possível conferir os dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde, apresentado através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-NET). Confira o infográfico:

Mudança na estruturação das pastas relacionadas à aids

O Governo Federal mudou a estrutura do departamento que cuida especificamente do combate à aids no Ministério da Saúde. Via decreto presidencial, o presidente Jair Messias Bolsonaro determinou que o Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Hepatites Virais e Aids passa a se chamar Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, adicionando outras doenças na mesma pasta que cuida especificamente do HIV.

O Departamento de Aids sofreu uma reestruturação, sendo que algumas doenças como tuberculose e hanseníase, foram inseridas dentro da pasta que trabalha com o HIV. Um dos maiores índices de co-infecção de pessoas que vivem com o HIV é a tuberculose. De acordo com o site UNAIDS, a tuberculose é a doença que mais mata pessoas vivendo com HIV+ no mundo, causando uma em cada três mortes relacionadas à aids.

Por Matheus Rolim

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta